Carros populares não são os mais financiados no BrasilConforme um relatório divulgado no início de fevereiro, os carros populares, também conhecidos como de entrada não fazem mais parte da categoria de zero quilômetro com o maior número de vendas por crédito no Brasil. De acordo com os dados este segmento de entrada vem caindo desde o ano de 2011, no qual registrou uma diminuição de 37% neste tipo de transação. Em 2014, os números baixaram 27%. Veja mais sobre este assunto a seguir, a saiba os motivos por trás deste interessante fenômeno.

Alguns dados importantes do setor

Os números vêm revelando um novo e interessante panorama na economia do país, independentemente do quadro de instabilidade que se apresenta em alguns setores. Desde 2011, os modelos classificados de hatches foram ganhando cada vez mais destaque, e em 2013 empataram em números de financiamentos com os carros populares em 28%. Agora os brasileiros estão dando preferência para estes veículos mais notórios, sendo que algumas marcas principais vêm sendo as mais compradas por estes meios.

Entre eles está o Chevrolet Onix, que lidera na categoria dos mais financiados. Em seguida encontra-se o modelo Hyundai HB20, o Ford Fiesta, o Volkswagen Fox e o Renault Sandero, nesta ordem. É interessante notar que outros modelos que detinham apenas uma pequena fatia do mercado anos atrás como os sedãs vendem em torno de 21% de veículos por meio de crédito. E apesar deste quadro curioso, alguns carros mais populares ainda ocupam as preferências dos compradores a prazo.

O futuro dos veículos populares

Diante desta reversão no quadro de vendas dos carros, alguns modelos populares ainda se mantêm em um bom quadro de vendas diante de outras marcas de veículos. Entre eles o mais comprado por meio do financiamento é o Fiat Palio, que ficou a frente do Volkswagen Gol, do Fiat Uno, do Volkswagen Up! e do do Ford Ka. Isto mostra que alguns veículos deste tipo ainda atraem a atenção do povo brasileiro, seja por seus preços mais acessíveis ou pelas vantagens que trazem para os seus proprietários.

Analisando os dados também é possível ver que grandes marcas do mercado como a Volkswagen e a Fiat não irão perder com esta mudança no gosto dos brasileiros, pois possuem modelos populares e de ponta que figuram entre os mais vendidos. A prova disto está no fato de que além dos sedãs, outros veículos distintos como o Chevrolet Prisma e o Volkswagen Voyage também vem ganhando mais espaço e tendo mais vendas financiadas. De qualquer forma, é preciso observar com atenção os próximos meses.

Faça a cotação do seu seguro automóvel

Considerações finais

A situação econômica do país e do mundo está em um momento incerto, e será interessante ver como o mercado automobilístico brasileiro vai se comportar em 2015. Por enquanto, ainda não há uma tendência definida sobre o que pode acontecer, mas a julgar pela popularidade dos modelos de elite, o quadro não deve mudar muito com relação ao ano passado. Deste modo, é possível que um novo quadro esteja se delineando neste mercado no Brasil.

Comentários

comentários