Quais são os riscos de pagar um carro financiado no nome de outra pessoaPor mais que esta seja uma prática comum e facilite em muitos casos de compra de carros, existem alguns riscos em pagar um veículo financiado no nome de outra pessoa. Basicamente, o maior problema com relação a esta prática é o fato de que as financeiras não autorizam a concessão deste procedimento para terceiros sem transferência ou um novo financiamento da dívida. Deste modo, saiba mais sobre o assunto e confira dicas para evitar problemas deste tipo na compra de seu automóvel novo.

Principais problemas com financiamento por terceiros

A primeira coisa a se ter em mente antes de fazer um financiamento deste tipo é que se algo der errado, será bastante complicado prestar esclarecimentos a justiça e resolver este tipo de problema. Assim sendo, procure um despachante para tirar todas as suas dúvidas com relação a compra de veículos em nome de terceiros. Além disto, de modo geral a situação fica mais complicada para o vendedor do carro, pois no caso do comprador não honrar o pagamento ele é quem será responsabilizado.

Outro aspecto bastante problemático com relação a este tipo de compra são os riscos de multas emitidas em nome da pessoa responsável pelo financiamento do veículo. Uma das melhores soluções para evitar este e outros fatores de risco é fazer um contrato de gaveta, no qual ambas as partes assinem e estejam dispostas a reconhecer firma da assinatura em cartório. Esta é uma das melhores maneiras de se proteger, além da pessoa ter um automóvel em seu nome. É preciso avaliar os prós e contras desta situação.

Conselhos importantes na hora de financiar o carro

Se houverem circunstâncias especiais e inegáveis com relação a um pedido para você financiar um carro para outra pessoa, a solução é se proteger com contratos ou realizar este tipo de procedimento com alguém de total confiança. Tenha em mente que fatores como perda de contato com o comprador, seu óbito ou qualquer situação parecida acarretará na transferência total da dívida para o seu nome. Por isto é importante pensar com cuidado antes de se envolver com este tipo de transação comercial.

Não se esqueça de que hoje há várias maneiras de se adquirir um veículo, e está muito mais fácil comprar seu carro sem precisar recorrer a terceiros para realizar um financiamento. Vá até uma concessionária ou ponto de venda de sua preferência e veja quais são as condições oferecidas para que você possa ter o seu automóvel. Diante de um quadro de grande instabilidade econômica, o mais importante é ter a certeza de que todas as suas dívidas poderão ser sanadas rapidamente e sem nenhum problema.

Faça a cotação do seu seguro automóvel

Assim sendo, avalie todos os riscos que envolve pagar um carro financiado em nome de outra pessoa, e na dúvida não faça nada que poderá ser problemático para você no futuro. Este é a melhor forma de se proteger e evitar problemas, além de dar uma segurança extra na hora de realizar este tipo de transação.

Comentários

comentários