Seguro autoHoje em dia ter um carro é uma praticidade que facilita o transporte, principalmente nas grandes cidades, porém junto com ele vem uma preocupação: a segurança. Todo veículo está sujeito a roubos e colisões, por isso é preciso um seguro auto para auxiliar nessas situações.

Boa parte dos veículos possui o seguro de carro que traz mais tranquilidade e oferece um suporte para os donos de veículos. Você vai fora de fora?

Como funciona o seguro auto

O seguro auto é específico para veículos automotores como carros, motos, caminhões e outros. Para adquiri-lo é preciso procurar uma seguradora que ofereça esse tipo de serviço, e são muitas as opções, então vale a pena pesquisar antes de decidir.

Em contato com a seguradora, deverá ser preenchido um formulário e, com base nisso e nas negociações, será feita a apólice do seguro, que descreve quais são as coberturas do veículo, serviços inclusos, valores e deveres do segurado. O valor que o segurado deverá pagar para ter a cobertura é chamado de prêmio, pois esse é visto como um benefício.

Vale a pena lembrar que o valor da apólice varia muito de um modelo de carro para outro, e os carros mais visados costumam ter o valor mais alto. Outros itens também influenciam no valor, como idade do condutor, locais onde o veículo costuma ficar, etc. Na verdade, é feito o levantamento do perfil do condutor e das situações do dia a dia para se chegar ao valor final.

Faça a cotação do seu seguro automóvel

O seguro costuma ter validade de um ano, então passado esse período é preciso renová-lo. Uma grande vantagem de ter o seguro auto, mas não usá-lo, é que com o passar dos anos consegue se descontos no prêmio.

Cobertura do seguro auto

A cobertura básica costuma cobrir roubos, furtos, incêndios e colisões, sendo que esse último também cobre danos a terceiros, ou seja, no caso de uma batida o seu carro estará coberto e o da outra pessoa também.

Além dessas, pode haver coberturas opcionais que variam de uma seguradora para outra, mas no geral incluem serviço de guincho 24 horas, carro extra em caso de sinistro, proteção dos vidros e muitos outros.

Vale lembrar que a cobertura visa reparar os danos ou ressarcir os prejuízos, porém em alguns casos ao ser acionado o segurado deverá pagar uma franquia para poder utilizar o serviço. Essa franquia normalmente está isenta nos casos em que haja a perda total do carro (o valor do conserto fica acima de 75% do valor total do carro).

É importante garantir um seguro auto para seu carro financiado!

Comentários

comentários

Deixe seu comentário: